Rose Nogueira
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Candidíase: você sabia que o que come tem ligação com esse incômodo?

A candidíase é uma infecção vaginal muito comum. O fungo causador desta doença pertence à flora normal da vagina, contudo certos fatores podem fazer com que ele se prolifere, causando a infecção e conseqüentemente os sintomas que a caracterizam. Cerca de 75% das mulheres adultas apresentarão ao menos um episódio de candidíase vaginal em sua vida.

Os sintomas você certamente já conhece: corrimento, ardor, coceira. Também deve ter percebido que ela pode reaparecer, num quadro chamado de candidíase de repetição.

A candidíase é uma infecção provocada por um fungo, a Candida Albicans, que existe normalmente no organismo de uma mulher saudável. O problema aparece quando ela se multiplica mais do que deveria. Esse crescimento pode acontecer quando você alimenta os bichinhos ou faz uso prolongado de antibióticos.

O principal alimento da lista é o açúcar. "Além de nutrir a Candida Albicans, o doce modifica o pH intestinal, deixando o ambiente alcalino, o que favorece a proliferação dos fungos e a diminuição das bactérias do bem, que preferem um meio ácido. O curioso é que esses fungos liberam uma toxina que interfere em alguns neurotransmissores, o que acaba atiçando o seu desejo de doce, já que os fungos precisam de açúcar para crescer mai e mais", diz Denise Carreiro, nutricionista especializada em nutrição funcional, de São Paulo.

Para combater o problema, além de modificar o seu prato, você deve evitar as calcinhas de tecido sintético, jeans apertados, e biquini molhado o dia inteiro.

Uma dieta para eliminar o fungo deve ser seguida por mais ou menos três meses. Se estiver num quadro agudo, vai precisar tratar os sintomas com remédios, em seguida com a dieta. Além de cortar alguns itens do cardápio, devem entrar na sua rotina os probióticos (organismos vivos que fortalecem as bactérias amigas do intestino).

Denise Carreiro costuma recomendar os probióticos em cápsulas ou sachês, pois os iogurtes podem conter açúcar e lactose, que alimentam os fungos.

Conheça os alimentos que deve evitar e as medidas a tomar, até que seu organismo se restabeleça:


Açúcar

Além de nutrir a Candida, o doce modifica o pH intestinal. Esse fungos também liberam uma toxina que interfere em alguns neurotransmissores, o que acaba atiçando o seu desejo por doce.
Corte o mal pela raiz.

Fermentados

Vinho
e cerveja são bebidas fermentadas pela ação dos fungos. Em uma situação normal, isso não sifgnica nenhum problema para o seu organismo, porém, enquanto estiver com candidíase, todos os alimentos que contém fungos devem ficar de fora do seu cardápio.
Isso inclui todos os tipos de cogumelos, vinagres e produtos que o incluem (ketchup, mostarda, azeitona e picles) e massas com fermento biológico (pão, pizza e torta).

Frutas: com moderação

É liberado o consumo de até quatro porções por dia. Apenas o melão e a melancia devem ser excluídas da dieta, já que podem conter fungos (aquela cobertura branca sobre as sementes). Fungos estão presentes também em todos os tipos de frutas secas, que devem ser substituídas pelas frescas durante a crise.

Mastigue

Comer depressa pode deixar a Candida mais forte. Proteína mal digerida vira alimento para os fungos.

Arroz, só integral

Os carboidratos refinados e simples, como biscoito, arroz, macarrão e pão branco viram açúcar rapidamente no organismo. Os produtos refinados podem ser substituídos pelos integrais, mas nas crises agudas devem ser cortados completamente. Leite e seus derivados também ficam afastados da sua alimentação. A lactose é um tipo de açúcar.

Pílula

O hormônio sintético das pílulas anticoncepcionais também é um alimento e tanto para os fungos.

Lei seca nas refeições

Líquidos durante as refeições
podem atrapalhar o processo digestivo e tirar o equilíbrio da flora intestinal. Tome líquidos apenas uma hora depois das refeições. Depois disso fique à vontade. O organismo precisa de pelo menos 2 litros e meio de água por dia para eliminar todas as toxinas.

Dê preferência aos sucos e adoçantes naturais

Sucos industrializados
e refigerantes contêm açúcar ou adoçantes que servem de alimento para a Candida, e ácido cítrico - que é produto de um fungo.

Relaxe!

Stress
também pode abrir a porta para os fungo. Além de diminuir a imunidade, o stress pode interromper a produção do ácido clorídrico no estômago, comprometendo o equilíbrio da flora, favorecendo a produção de fungos.

Coma verduras

Uma alimentação equilibrada, com muita salada verde-escura no almoço e no jantar é a salvação das bactérias amigas. A folha verde tem muitas fibras, auxilia na fermentação das boas bactérias, mantém o pH do intestino adequado e, por consequência, destrói os fungos.

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